terça-feira, 9 de março de 2010

Second bullet: Segunda aula de Tecnologias da Educação- PTE

No contexto desta segunda aula de Tecnologias da Educação temos como objectivo responder às seguintes perguntas com base no PTE(Plano Tecnológico da Educação):



a) Quais são os 3 eixos do PTE?

R- Os três eixos do PTE são a Tecnologia, a Formação e os Conteúdos. Transversal a estes temos o Investimento e o Financiamento.


b) Quais os projectos afectos a cada um dos 3 eixos?

R- Tecnologia: Kit tecnológico, internet em banda larga de alta velocidade, internet na sala de aula(redes de área local), cartão electrónico do aluno e videovigilância.
Formação: Formação e certificados de competências TIC e avaliação electrónica.
Conteúdos: Mais-escola.pt e Escola Simplex.



c) Qual a relação entre o PTE e a proposta de Jonassen (2007) – computadores como ferramentas cognitivas?


"Ao levar os alunos a utilizarem as ferramentas
gratuitas e de facil publicação existentes na Web
esta-se a contribuir para o desenvolvimento e preparação
de cidadãos aptos para a sociedade da informação
e do conhecimento. E, deste modo, estamos
a proporcionar condicões para que os alunos
aprendam com a tecnologia, apoiando-os na “construção
de significados”"

Partindo deste excerto que pertence ao artigo o qual nos foi recomendada a leitura, podemos compreender a relação entre os PTE e as propostas de Jonassen. O autor defende que os alunos devem estar em contacto com as novas tecnologias e com todo o conteúdo que a web lhes pode fornecer. Trabalhos e investigação neste âmbito promove nos alunos o espírito de busca, torna-os mais interessados nos trabalhos que têm a desenvolver e ainda promove neles o espírito crítico tão pedido no mundo de hoje onde a informação é imensa mas há que criar capacidades para filtrá-la.

Assim os PTE fornecem as infra-estruturas para que esse contacto por parte dos alunos com a web nas suas escolas seja permanente mas vai depender dos docentes o uso dessas infra-estruturas ou o uso de modo correcto e eficaz delas.

Os alunos gostam de trabalhar com tecnologias, ficam mais motivados e empenham-se mais. Assim o uso delas, quando bem aplicado, é uma mais-valia para o professor que vê a sua tarefa de ensino facilitada e enriquecida e ainda recebe a gratificação inerente a quando os alunos gostam do que estudam e de como estudam.

Sem comentários:

Enviar um comentário