segunda-feira, 22 de março de 2010

Após a leitura do artigo proposto, encontro-me em condições para responder às seguintes perguntas:

Como podemos avaliar a informação on line?

Numa primeira fase é importante referir que a informação de que dispomos na web é elevada ao expoente do infinito. Deste modo é fácil compreender que há muito a ser filtrado quando procuramos alguma informação em concreto(há muito acessório a descartar).

Além disto há também que ter em conta o modo como essa informação está disposta. Isto é, haverão sites com a informação de que necessitamos mas ao compará-los detectamos que os há que são bem mais sucintos e acessíveis à nossa consulta e leitura.
Assim sendo, "Simplicity always win against Complexity"-Nielsen. Um site que disponibilize a sua informação de um modo sintético, simples, útil e organizado, renunciando a texto corrido de tamanho imenso e intenso sempre ganhará em qualidade a um que não siga estes parâmetros.

Respondendo agora directamente à pergunta, as opiniões dividem-se mas mantêm-se unânimes no que diz respeito a três parâmetros:

Facilidade na utilização do site em questão;

Fidedignidade da informação nele contida;

Fiabilidade na autoria da dada info.

Assim podemos analisar. Não nos podemos limitar a analisar uma informação pelo modo como ela se apresenta, pela rapidez como a obtemos ou apenas por quem a produziu. A análise desta é bem mais complexa. Após uma análise ao que todos os autores defendem podemos concluir sucintamente que todos concordam em que:
  • É muito importante ter em conta o autor, se é conhecido, se tem publicações na matéria, se é um entendido na área, etc.
  • É importante ter em conta a parte formal da info, como está organizada, se não inclui erros linguísticos, etc.
  • É importante garantir a fiabilidade do conteúdo, quais as suas fontes/bibliografia, se há implícitas opiniões ou tendências particulares do autor que possam retirar neutralidade à info, etc.
  • É importante compreender de que modo o utilizador do site pode ou não opinar ou até interferir no conteúdo do mesmo retirando-lhe veracidade(como acontece com a conhecida Wikipédia)
  • É importante saber quais as actualizações que são feitas no dado site, quando é que elas ocorreram e às mãos de quem.


Como analisar um website educativo?

Além de todas as características inerentes a um site normal, como o referido aliado ao conteúdo que pode ser encontrado no site, hiperligações com sites complementares e alvos da Info.(a quem se destina a informação), um site educativo deve preocupar-se em cativar os seus observadores à aprendizagem dos conteúdos que disponibiliza.
Para isto o site pode apresentar actividades, estando estas apropriadas às variadas faixas etárias dos alunos e adaptadas à consulta por parte de professores e encarregados de Educação.
Outra ferramenta que um site educativo deve também incluir são motores que promovam a comunicação via web como chats, foruns e blogs. Isto promove a ligação das infra-estruturas educativas e o gosto por parte delas na participação activa no site.
Promover a partilha de tarefas e trabalhos no próprio site, tal como já referi em posts anteriores, também cativa e impulsiona os alunos ao uso destas ferramentas.
Além do referido é importante dar enfase a que um site de conteúdo educativo tem que ter especial atenção à linguagem, para que esta não falte às regras ou normas de ética(nada de utilização de linguagem ofensiva ou semelhantes), se o seu conteúdo está em concordância com os objectivos do currículo e com os objectivos educacionais do país e se a abordagem é construtivista ou behaviorista.

Para terminar não se pode esquecer que o que é apelativo ao olhar ajuda a despertar o interesse dos seus utilizadores e assim, ainda que simplistas, os sites, principalmente os de conteúdo educativo, devem ter especial atenção ao facto de os seus utilizadores serem pessoas que facilmente se deixam cativar pelo belo e divertido a nível gráfico.
Jogar com este facto é muito positivo e há que deixar completamente de parte tudo o que tenha que ver com publicidades e afins.

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